07 a 14 de Setembro de 2013
Verso
para Memorizar
“Portanto, se
fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde
Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas
que são aqui da terra.” (Cl 3:1,2)
César L. Pagani
“Satanás exulta ao ver a família humana mergulhando mais e mais profunda-mente no sofrimento e na miséria. Ele sabe que as pessoas que têm hábitos
errôneos e corpo doente, não podem servir a Deus tão resoluta, perseverante e
puramente como se fossem sãos. Um
corpo doente afeta o cérebro. Com a mente servimos ao Senhor. A cabeça é a capital do corpo... Satanás triunfa na obra danosa que faz
mediante o levar a família humana a condescender com hábitos que os destroem, e uns aos outros; pois por esse meio está ele
roubando a Deus o serviço que Lhe é devido.” Spiritual Gifts, vol. 4, pág. 146.
O
Dr. Neil Nedley, cientista norte-americano, escreveu em seu livro Uma Prova Positiva: “Nossas práticas
diárias de vida podem afetar o temperamento, as emoções e o comportamento. A
parte frontal do cérebro pode ser expandida ou comprometida por nossas escolhas
habituais.”
DOMINGO
A importância da mente
“A mente controla o
homem todo. Todas as nossas ações, boas ou más, têm sua origem na mente. É a
mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres celestiais. No
entanto, muitos passam a vida toda sem se tornar entendidos quanto ao escrínio
que contém esse tesouro.” Fundamentos da
Educação Cristã, p. 426.
Ainda o Dr. Nedley, falando sobre a importância
do lobo frontal, onde se acha instalada a mente, afirma: “ [...] Estudos
demonstram o papel vital do lobo frontal na determinação de nosso caráter. Um
lobo frontal com distúrbio resulta num caráter danificado. Autocontrole,
probidade, confiança, aprendizado sério, raciocínio abstrato e relacionamentos
interpessoais, são todos funções complexas que dependem de um lobo frontal bem
ajustado e funcionando perfeitamente. Um agravo acidental ou cirurgicamente
planejado do lobo frontal tipificado em nossos estudos de casos é uma coisa,
mas o que dizer de danos inconscientes resultantes de um estilo de vida não
saudável.?” Obra citada, capítulo O Lobo
Frontal: A Coroa do Cérebro, inserido na apostila do mesmo nome à p. 7.
O apóstolo Paulo dá
uma receita infalível de como alimentar espiritualmente o lobo frontal e, por
conseguinte, a mente: “Finalmente,
irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo,
tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma
virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”
(Fp 4:8)
O filósofo Schopenhauer escreveu
sobre as pessoas pensantes: “Os pensadores podem ser divididos em os que
primeiro pensam para si mesmos e os que ao mesmo tempo pensam para os outros.” Sobre a Leitura e Livros. Se você tem de pensar para si mesmo, precisa
de parâmetros de pensamento para selecionar os que vão ocupar sua mente e os
que devem ser descartados. Não há maior e melhor padrão de pensamento do que
aquele ensinado na Palavra de Deus.
Nela encontramos a revelação divina
em todo o AT através de visões, sonhos, comunicações, ilustrações. Ali temos
mandamentos, estatutos, juízos, razões, ensinos, valores éticos, morais e
espirituais e tudo o que precisamos para a formação de um caráter requerido
pelo Céu. “A leitura limpa e sã será para o espírito o
que é para o corpo o alimento saudável. Haveis de tornar-vos assim mais fortes
para resistir à tentação, formar bons
hábitos, e proceder segundo os retos princípios.” Review and Herald, 26 de
dezembro de 1882.
Há uma importante conduta
recomendada pela Palavra, que é a prática da contemplação modeladora,
transformadora. Paulo escreve: “E todos nós, com o rosto desvendado,
contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de
glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (2Co
3:18)
“Muitos há que, detendo-se demasiadamente na teoria, têm perdido de vista
o poder vivo do exemplo do Salvador. Deixaram de vê-Lo como o humilde e
abnegado obreiro. O que eles necessitam é contemplar a Jesus.
Necessitamos diariamente uma nova revelação de Sua presença. Cumpre-nos
seguir-Lhe mais de perto o exemplo de renúncia e sacrifício.” A Ciência do Bom Viver, 457.
“Os
que estão consagrados ao serviço do Mestre necessitam de uma experiência mais
alta, profunda e ampla, que muitos nem sequer pensam ter. Muitas pessoas que são já
membros da grande família de Deus pouco sabem do que quer dizer contemplar Sua glória, e ser mudadas de
glória em glória. Muitos possuem uma vaga
percepção da excelência de Cristo e, contudo, seu coração palpita de alegria. Anseiam por um mais
completo e profundo sentimento do amor do Salvador. Que eles nutram todas as
aspirações da alma para Deus. O Espírito Santo trabalha aqueles que desejam ser
trabalhados, molda os que desejam ser moldados, cinzela os que desejam ser
cinzelados. Obtende por vós mesmos a cultura de pensamentos espirituais e
santas comunhões. Não vistes ainda senão os primeiros raios do despontar da
aurora de Sua glória.” Idem, 503.
SEGUNDA
“A mente é a capital do corpo.” Testimonies,
vol. 3, p. 136. “Todos devem sentir a necessidade de manter a natureza moral estimulada
por constante vigilância. Quais fiéis sentinelas devem eles guardar a cidadela
da alma, sem jamais achar que podem relaxar sua vigilância por um momento
sequer.” Conselhos Sobre Saúde, p.
411.
O
homem se comunica com seu exterior através dos cinco sentidos. O interior do
homem recebe influências más (em seu
montante) e boas (bem poucas há) de seu ambiente externo também pelos canais
dos sentidos. Há influências que ele pode enfrentar se se mantiver vigilante e sob o controle do
Espírito. Há outras sobre as quais não tem nenhum controle de mudança, porém,
caso se prepare espiritualmente reunirá condições de resisti-las.
Para
resistir à cobiça sensual Jó adotava o seguinte critério: “Fiz aliança com meus olhos;
como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jó 31:1) E parece que essa não foi a
atitude de Davi no caso de Bate-Seba. Sansão, idem. Jesus ensinou: “São
os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu
corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lc
11:34)
Mas ainda temos de pensar
nos outros canais sensoriais: audição, olfato, tato e paladar. As astúcias da prostituta citada por Salomão
em Provérbios 7:17, 18, usou o canal das sensações olfativas para seduzir o
pobre moço que por ela se atraíra: “Já perfumei o meu leito com
mirra, aloés e cinamomo. Vem, embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela
manhã; gozemos amores.”
O paladar também pode ser uma arapuca
se não controlado por princípios. Intemperanças entorpecem a mente e a tornam
incapaz de discernir os valores espirituais e morais. Glutonarias e bebedices
são obras da carne e Satanás se vale delas para afastar os homens de Deus. Foi
esse pecado que atraiu sobre os israelitas recém-saídos do Egito a ira do
Senhor: “Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do
Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para
matardes de fome toda esta multidão.” (Ex 16:3) “A intemperança jaz à base da depravação moral do mundo. Pela
satisfação do apetite pervertido, perde o homem seu poder de resistir à
tentação.” A Ciência do Bom Viver, 335.
Até
o tato pode servir de cilada se não controlado: “Por isso, retirai-vos do meio
deles, separai-vos, diz o Senhor; não
toqueis em coisas impuras; e Eu vos receberei...” (2Co
6:17)
Paulo estabelece
o critério de abastecimento da mente cristã: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o
que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável,
tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja
isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Fp 4:8)
“Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar
as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira
pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o
assunto que o adversário das almas possa sugerir. ‘Cingindo os lombos do vosso
entendimento’, diz o apóstolo Pedro, ‘sede sóbrios, ... não vos conformando com
as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo
Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.’
1Pe 1:13-15. Diz Paulo: ‘Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o
que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama,
se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.’ Fp 4:8. Isto exigirá
oração fervorosa e incessante vigiar. Devemos ser auxiliados pela influência
permanente do Espírito Santo, que atrairá a mente para cima, e habituá-la-á a
ocupar-se com coisas puras e santas. E devemos fazer estudo diligente da
Palavra de Deus. ‘Como purificará o mancebo o seu caminho? observando-o
conforme a Tua Palavra.’ ‘Escondi a Tua Palavra no meu coração’, diz o
salmista, ‘para eu não pecar contra Ti.’ Sl 119:9-11.” Patriarcas e Profetas, 480.
TERÇA
Visto estar nossa mente exposta a tudo o que
contraria um viver espiritualmente próspero, como podemos escudá-la das
influências do mundo?
“E a paz de Deus, que excede
todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”
(Fp 4:7) Paz com Deus refere-se ao
resultado da aliança feita no sangue de Cristo, a qual coloca o pecador em
perfeita consonância com a Lei de Deus e a justiça, resgatando-o da pena da
transgressão e pondo-o no terreno da graça restauradora. Romanos 5:1 afirma: “Justificados, pois,
mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Já a paz de Deus diz respeito a um estado
pacífico de coração e mente criado pelas consolações do Espírito Santo,
produzindo supressão da ansiedade, da perplexidade, ações de graças, santificação dos
pensamentos, contentamento real em todas
as circunstâncias e plena confiança no poder de Deus . Essas condições elevadas
trazem ao coração do crente
tranquilidade ímpar. Esse estado é tão prazeroso que praticamente exclui
a outra condição mental produzido pelos prazeres mundanos.
Paulo diz que o crente é um soldado envolvido em
cruenta batalha. Ora, se é soldado, precisa estar equipado para a guerra. A
armadura de Deus, segundo descrita pelo apóstolo, é composta de alguns
elementos protetores: capacete (da salvação), couraça (da justiça), escudo (da
fé). A experiência da salvação, a justiça perfeita de Cristo Jesus e a fé que
Ele exemplificou constituir-se-ão seguros baluartes da integridade cristã.
Ellen White,
certa vez, desfrutou a doce paz de Deus em sua experiência cristã. Em seu
testemunho ela diz: “Durante seis meses, nenhuma sombra me nublou o espírito, tampouco
negligenciei um dever sequer que conhecesse. Todo o meu esforço visava a fazer
a vontade de Deus, e conservar Jesus e o Céu continuamente em vista. Estava
surpresa e extasiada com as claras perspectivas que agora a mim se apresentavam
do sacrifício expiatório e da obra de Cristo. Não mais tentei explicar minhas
lucubrações de espírito; basta dizer que as coisas velhas haviam passado, e
todas se tornaram novas. Não havia uma nuvem para empanar minha perfeita
ventura. Eu aspirava contar a história do amor de Jesus, mas não sentia disposição
para entreter conversação vulgar com qualquer pessoa. Meu coração estava tão
cheio de amor a Deus e daquela ‘paz... que excede todo o entendimento’ (Fp 4:7)
que eu me comprazia em meditar e orar.” Vida
e Ensinos, 32.
QUARTA
Relação entre mente e corpo
Faz-se
necessário inicialmente definir biblicamente os vocábulos corpo, mente e espírito, porquanto muita confusão e heresias têm
surgido do entendimento equivocado dessas palavras.
Bacchiocchi esclarece
em seu estudo titulado A Alma Humana
(1999): “Na Bíblia ‘alma’ é o princípio animador da vida que tanto homens como
animais apresentam. O termo hebraico para ‘alma” em o Antigo Testamento é nephesh. Ele ocorre 754 vezes e é
traduzido de 45 maneiras diferentes.”
Pode
referir-se ao ato de respirar, ao alento, à vida, à criatura vivente, à pessoa,
sentimentos, afeições, emoções, etc. Algumas vezes nephesh refere-se a pronomes pessoais. O Dr. Adam Clarke diz que nephesh “é um termo genérico para
expressar todas as criaturas possuidoras de vida animal, em qualquer de suas
infinitamente variadas graduações, desde o semirracional elefante até ao
estúpido potó, ou ainda mais baixa, ao pólipo, que parece participar igualmente
da vida vegetal e animal.
Corpo
é a unidade física, a vida biológica, a entidade material na qual sobrevivem
alma e espírito, composto de substâncias químicas e animado pelo fôlego de vida
divino. Quando a vida se extingue, o corpo é chamado cadáver.
“Espírito
é traduzido do hebraico ruach, que o
Léxico de Gesênio define como ‘espírito’, fôlego, ar em movimento, brisa, vida,
sede dos sentidos, afeições e emoções de várias espécies’, etc. A palavra
‘espírito’ no Antigo Testamento é sempre
traduzida de ruach, exceto em Jó 26:4 e Pv 20:27, onde o original é neshamah. Ruach é a maior parte das vezes traduzido por espírito; mas muitas vezes é traduzida por vento. (Todas as vezes
que se encontra esta palavra no Antigo Testamento, provém ela do original ruach.) Outras vezes a tradução verte
como respiração (Sl 104:29, etc.). Outras, fôlego
(Ec 3:19, etc.). Sopro (Ex 15:8,
etc.). À vezes é traduzida como ira, ar,
tempestade, etc.” Bible Readings for
the Home Circle, pp. 497- 499.
“Há
uma íntima relação entre a mente e o corpo, e, a fim de atingir-se uma elevada
norma de alcance moral e intelectual, devem ser atendidas as leis que governam
nosso ser físico.” Patriarcas e Profetas,
p. 601.
“Devemos
procurar preservar o pleno vigor de todas as nossas faculdades, para a
realização da obra que está diante de nós. Tudo que abate o vigor físico,
enfraquece o vigor mental. Daí, toda a prática desfavorável à saúde do corpo
deve ser resolutamente evitada.” Mente,
Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 380.
“O
cérebro é a cidadela do ser. Maus hábitos físicos afetam o cérebro,
e impedem a realização daquilo que os estudantes desejam - uma boa disciplina
mental. A menos que os jovens sejam versados na ciência de como cuidar do corpo
assim como da mente, não serão estudantes bem-sucedidos. O estudo não é a causa
principal do esgotamento das faculdades mentais. A causa principal é o regime
impróprio, refeições irregulares, falta de exercício físico, e desatenção às
leis da saúde em outros sentidos. Quando fazemos tudo que podemos para
conservar a saúde, podemos então com fé, rogar a Deus que abençoe nossos
esforços.” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pp. 268 e 269.
Imagens
de influência
Aulete
descreve influência como: “Ação de uma pessoa ou de uma coisa sobre outra.”
No texto em estudo, Jesus usou duas imagens de influência: sal e luz.
Paulo fala de “carta escrita... conhecida e lida por todos os homens” ao mundo
(2Co 3:2). Salomão usa a imagem de uma fonte borbulhante de vida ao referir-se
a alguém que ensina com sabedoria (Pv. !3:14)
Nosso Senhor referiu-Se
a Si mesmo como luz do mundo e também usou a mesma imagem para falar de Seus
servos. Ele dizia ser o Pão da Vida, o
Caminho, a Porta das Ovelhas... Eram imagens de Sua influência santa no mundo.
Podem cristãos não
reavivados, não reformados, serem o sal da Terra e a luz do mundo? Não! Porém,
a recíproca é positiva. Lembremo-nos da influência espetacular e duradoura até
hoje do apóstolo Paulo. Você estuda suas
epístolas durante anos e está sempre aprendendo. Até o nome de nossa cidade é em sua homenagem.
Que dizer de William Miller, o precursor da igreja remanescente? Aquele
fazendeiro humilde e bom pai de família que descobriu a maior profecia de todos
os tempos: as 2.300 tardes e manhãs, que nos guiou à distintiva doutrina do
santuário.
Mas o foco do estudo
de hoje é a influência de cristãos reavivados e reformados. Quantas almas
estarão na vida eterna por causa da vida dessa gente?
“A influência espontânea e inconsciente de uma vida santa é o mais convincente sermão que se pode fazer em prol do cristianismo. O
argumento, mesmo quando seja irrespondível, pode só provocar oposição; mas o
exemplo piedoso tem um poder a que é impossível resistir completamente.” AA,
511.
“Você é propriedade do Senhor
tanto pela criação como pela redenção. Você pode ser uma luz em seu lar e
continuamente exercer uma influência salvadora vivendo a verdade. Quando a verdade está no coração, sua influência salvadora é sentida por todos que vivem no lar. Uma responsabilidade santa repousa sobre você, e requer que mantenha a alma pura,
consagrando-se inteiramente ao Senhor.” Cartas
a Jovens Namorados, 25.
“A influência é um talento, e é um poder
para o bem quando penetra em nosso trabalho o fogo sagrado aceso por Deus.
A influência de uma vida santa tanto é sentida no lar como
em toda parte. A beneficência prática, a abnegação e o sacrifício próprio que
assinalam a vida de um homem exercem influência para o bem sobre aqueles
com quem este se associa...” Conselhos
Sobre Mordomia, 115.
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