Comentários Lição 05 – Obediência: fruto do reavivamento (Prof. Sikberto Marks)

27 de Julho a 03 de Agosto

Verso para memorizar: “As armas da nossa milícia não são carnaise sim poderosas em DEUSpara destruir fortalezasanulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de DEUS, e levando cativo todo pensamento à obediência de CRISTO” (2 Cor. 10:4, 5).

Introdução de sábado à tarde
Devemos prestar atenção ao que é e ao que não é reavivamento, bem como sobre o modo de atuação do ESPÍRITO SANTO. Isso é o que estudaremos nesta semana.
Muito comum, hoje em dia, é entender como sendo reavivamento fortes emoções, barulho, falar línguas e fazer milagres, experimentando sentimentos de arrebatamento. Pois bem, essa é na realidade a contrafação de satanás para enganar as pessoas. Isso não é  reavivamento e nem é assim que o ESPÍRITO SANTO atua.
Devemos ter em mente que DEUS, não importa que pessoa esteja agindo, jamais agirá em contradição com Sua Palavra. Tempos atrás, um casal que foi batizado em nossa igreja, vindos de uma igreja pentecostal, sentiu nosso ambiente muito quieto e sem “poder”. Ficaram alguns anos, mas mudaram para outra, pentecostal, pois ali sentiam o ESPÍRITO SANTO agir. As pessoas querem sentir, não importa se são transformadas e se obedecem a DEUS. Precisam ter sentimentos, e quanto mais fortes, melhor; mais poder, imaginam, assim entendem. É um assunto relevante para os nossos dias.
Por outro lado, a IASD está sendo preparada por DEUS para ter o grande poder do ESPÍRITO SANTO. Essa preparação envolve o verdadeiro reavivamento e reforma. Laudiceia precisa acordar, e uma sacudidura precisa ocorrer para que o poder seja derramado sobre a igreja. No tempo de CRISTO ocorreu uma forte sacudidura naquela sexta-feira, da crucificação. Pelo visto, restaram firmes umas 120 pessoas em Jerusalém. Acompanhavam a CRISTO, em torno de 5 mil pessoas, mas como dizia a profecia, essas pessoas se afastariam ao o Mestre ser preso e morto.
Quando aquelas 120 pessoas, após os dez dias de reavivamento e reforma, um curto espaço de tempo, ficaram unânimes, então receberam poder. E naquele dia já não eram mais 120, mas 3.120. Passou a haver crescimento diário, porque DEUS lhes dava esse crescimento. Era o poder do ESPÍRITO SANTO em ação. O indicador da espiritualidade de uma igreja é seu crescimento numérico qualitativo.
Esse poder veremos outra vez, e já estamos na véspera dessa nova experiência. Vamos aqui fazer apenas uma simulação matemática. Ela não serve para dizer como será, apenas serve para ilustrar, mais nada. Não serve para dizer em quanto tempo, após o derramamento do poder, a obra será concluída, nem quantos se envolverão ou se salvarão.
Imaginemos que com a sacudidura reste, fiel, apenas uma pessoa adventista no mundo. Radical, não é? Certamente restarão muitas pessoas mais, mas aqui estamos apenas ilustrando o quanto pode o poder do Alto. Digamos que com o poder do ESPÍRITO SANTO, essa pessoa consiga falar diariamente a 20 pessoas e que cada dia uma delas se entregue a JESUS. É pedir muito? Pedro pregou alguns minutos e 3.000 se entregaram, portanto, esses números aqui são até bem modestos. Esse um soma-se ao que lhe ensinou, e pelo poder do Alto, ensina no outro dia o que sabe a outras 20 pessoas, e uma delas se converte. Assim são dois pregando a 40 pessoas, e destas, 2 se convertem, e assim vai indo. A pergunta é: em quantos dias o mundo todo será advertido? Veja a simulação abaixo:
1º dia: 1 pessoa prega a 20 e 1 delas se converte;
2º dia: 2 pessoas pregam a 40 e 2 se convertem;
3º dia: 4 pessoas pregam a 80 e 4 se convertem (é evidente que elas estudam um pouco mais para ter o conhecimento – esses esquemas de estudos estão impressos e prontos hoje).
Pois bem, indo assim, no vigésimo dia, já teriam pregado a mais de dez milhões de pessoas, e mais de meio milhão delas se teria agregado às fileiras de DEUS. No trigésimo dia, isto é, em um mês, o número de pessoas alcançadas seria de quase 11 bilhões, mais que a população atual do mundo, e se teriam convertido mais de 500 milhões.
Isto é apenas uma simulação matemática, não tem fundamento nem na Bíblia e nem no Espírito de Profecia, mas serve para ilustrar o que pode acontecer se a igreja dispuser do poder do Alto. Por exemplo, digamos que com a sacudidura reste não apenas um adventista fiel, mas 2 milhões. Então, nessas proporções, em 9 dias a pregação do evangelho se concluiria, não haveria mais a quem pregar. Dá para imaginar o que irá acontecer quando de fato tivermos poder? Como será essa grande controvérsia? Que grande movimento será a conclusão da pregação. Nessas condições sentiremos a presença de DEUS agindo em nós, e isto se chama refrigério. E que forte oposição satanás oferecerá? Estes serão dias incríveis neste planeta.
Por certo, o poder do Alto será bem superior ao que simulamos acima, e certamente muitos levarão mais de um dia para serem qualificados como conscientes servos de DEUS. Mas sem dúvida, a conclusão da obra, como diz Ellen G. White, será mais rápida que possamos imaginar.

  1. 1.      Primeiro dia:  Vida transformada
Raciocinemos: para que viria o reavivamento? Qual seria a grande razão dele? Ora, se estamos numa guerra espiritual, o reavivamento deve ter algo a ver com ela. É a transformação da vida da pessoa para dois motivos no mínimo: a sua própria salvação e que ela trabalhe pela salvação de outras pessoas.
Admitamos, não faz sentido nem é lógico que pessoas sejam salvas sem transformação. Isto quer dizer: não é racional imaginarmos pessoas se salvando mas em seu estado de pecado, sem que haja mudança no estilo de vida delas. E também é bem ilógico pensar que pessoas recebam o poder do Alto mas que não se importam com seus pecados, e que preferem permanecer no erro, rejeitando a ação do ESPÍRITO SANTO. Portanto, ou há reavivamento, isto é, transformação, ou ainda, rejeição das coisas que não prestam desse mundo, ou nem essa pessoa se salva, e muito menos receberá poder do Alto. Será que DEUS cometeria o grande erro de se fazer representar por pessoas rebeldes, dando-lhes poder do Alto?
Há uma enorme diferença entre os dois estados do estilo de vida das pessoas, antes e depois do reavivamento. Vejamos o caso de Pedro. Ele pensava ser corajoso e destemido, mas nos momentos de demonstrar sua coragem, ele recuava e se escondia. Porém, depois do reavivamento, ele foi o primeiro a pregar e dessa pregação resultou um aceite de três mil pessoas para CRISTO. De medroso passou a ser corajoso, e isso foi o efeito do reavivamento, de um momento para outro. O efeito do reavivamento é a transformação da vida.
É nisso que devemos prestar atenção: se nossa vida está ou se não está sendo transformada. Para tanto, basta anotar que coisas erradas do mundo ainda fazem parte da vida. Então ver se elas estão perdendo nosso interesse ao longo do tempo. Também devemos fazer um balanço das coisas erradas do passado, se algumas delas saíram de nosso interesse. Se tais coisas estiverem acontecendo, é o ESPÍRITO SANTO atuando em nós. Estamos sendo reavivados, e não é necessário que haja manifestações miraculosas e que chamem a atenção de muitas pessoas. O resultado disso será o aumento do desejo de testemunhar, de modo autêntico, a respeito de JESUS. Ou seja, alguma coisa você fará pela salvação de outros.

  1. 2.      Segunda: O alto preço da obediência
Como explicar o que aconteceu com Estêvão, que foi morto a pedradas, se ele não fez nada de maldade? Do mesmo modo, como entender a crucificação de JESUS CRISTO, se Ele sempre fez o bem? E os demais discípulos, exceto João, que sofreram morte violenta? E os milhares de mártires ao longo da história, como entender as perseguições e mortes cruéis, como se fossem os piores bandidos, mas tendo eles sido honestos e bons cidadãos? Todos esses foram cruelmente mortos somente porque criam em JESUS. Mas JESUS foi uma pessoa da qual não há um único relato de maldade! Até Pilatos não encontrou nEle mal algum. Afinal, qual a razão de tanto ódio contra certas pessoas, apenas pelo fato de seguirem a um Mestre que só fazia o bem?
Temos que ter em mente que estamos em guerra. É uma guerra espiritual, e além dela, há muitas outras guerras. Esse é um lugar de lutas, de brigas, de vandalismo, de construção e ao mesmo tempo de destruição. Esse é um lugar onde os seres humanos, muitos deles, apreciam depredar, satisfazem-se com isso. É um lugar onde há seres humanos que se deleitam em roubar até dos idosos e dos que quase nada têm. É um lugar onde líderes políticos legislam em causa própria, criam leis a seu favor, mas esquecem do povo. É um lugar onde grandes empresários exploram seus empregados, enriquecendo mais rapidamente. É um lugar onde se adultera alimento, onde se emprega produtos químicos para que o alimento industrializado dure mais tempo, mesmo que isso prejudique a saúde das pessoas. É um lugar onde se vendem drogas, e muitas vezes elas são legalizadas. Não importa se prejudica a saúde. O planeta Terra é um mau lugar. Não é onde devem viver seres humanos como os verdadeiros cristãos.
Então, como explicar toda essa violência contra esses cristãos? Creio que já vai ficando óbvia a explicação. Esse aqui é o lugar onde reina um posseiro, satanás, que nos vê como seres indesejáveis. Ele nos odeia, aliás, odeia até mesmo seus seguidores. Ele se relaciona mal com todos, briga com todo mundo, mesmo com seus anjos, então, como não perseguiria aqueles que seguem a JESUS CRISTO? Pois tem motivos para isto, foi derrotado por JESUS na cruz. Ele é um ser com destino definido, a destruição. Só pode estar com ódio mortal contra tudo, e muito mais contra os seres humanos que caminham na trilha da vitória.
O nosso objetivo, como cristãos, é simplesmente realizar um esforço para tirar mais pessoas de dentro do fracassado império de satanás. E quando JESUS retornar, e isso ocorrerá bem logo, iremos embora daqui. Nossa estratégia não é reformar esse planeta com protestos, mas inclusive levar esperança a essas milhares de pessoas que reclamam com razão pedindo que os líderes políticos deixem de enganá-los. Essas pessoas precisam conhecer JESUS e Sua proposta de reino e governo fundamentado pelo amor. E nós somos súditos desse reino eterno. A nós cabe testemunhar a esse respeito. Ao fazê-lo, muitos virão para o lado de JESUS, e isso criará tremendo ódio de satanás contra nós. Mas é uma fase passageira; a recompensa virá, e será excelente.

  1. 3.      Terça: Quando o ESPÍRITO surpreende
Já parou para meditar sobre a sinceridade? Ela não é garantia de que estejamos certos, mas é condição para que venhamos a estar certos. JESUS, por exemplo, era sincero; Saulo também. JESUS sempre esteve no caminho da verdade, mas Saulo combatia a JESUS e Seus seguidores. Curioso é que os dois eram sinceros. As pessoas sinceras possuem uma característica poderosa: se estiverem do lado certo, não mudam para o erro, mas se estiverem do lado errado, ao descobrirem sua condição, e conhecerem a verdade, mudam para o outro lado.
Foi isso que aconteceu com Saulo. Ele combatia a JESUS e Seus seguidores, e entendia que estava agindo corretamente. Era sincero nesse modo de pensar. Mas estava equivocado. Por ser uma pessoa que zelava pelo que entendia ser o correto, empenhava-se por defender o que achava ser verdadeiro. Assim, não lhe foi difícil realizar a mudança ao lhe ser mostrado seu erro. Pessoas assim tem a sinceridade como um dos princípios eternos acima de qualquer condição ou proposta humana. Para tais pessoas valem muito mais os princípios que a vivência prática. Quem é guiado por bons princípios de vida não titubeia em desejar toda mudança que descubra ser necessária. E assim foi com Saulo, e outros personagens bíblicos, como Davi.
Quando Saulo caiu de sua montaria, quando perguntou quem era a quem estava combatendo, ao receber a resposta, nada mais discutiu, senão que tomou a decisão correta, passou a orar, por três dias, na casa de um irmão chamado Judas. Fez jejum e entregou-se a JESUS, a quem há pouco perseguia. Ao ser curado pela oração de Ananias, foi batizado, e logo passou a pregar nas sinagogas sobre JESUS, dizendo que este era o Filho de DEUS (Atos 9:5 e 6, 11, 18 a 22). Essa foi uma mudança radical, de um sentido errado para outro, correto.
Esse caso é um bom exemplo para nós. Devemos ser sinceros, isto quer dizer, não divididos entre dois pensamentos, um pouco voltado ao Céu, mas outro pouco voltado aos interesses condenáveis da Terra. É nesse aspecto que cabe a sinceridade, e caso em algo devamos suportar mudança, facilmente a aceitaremos.

  1. 4.      Quarta: Sensibilidade ao chamado do ESÍRITO SANTO
Hoje faremos uma comparação entre Paulo e o rei Agripa. Como sabemos, Saulo fez sua entrega na hora do encontro com JESUS. Mas o rei Agripa disse assim: “por pouco me persuades a me fazer cristão”, mas não cedeu. E não deve ter feito a sua entrega mais tarde, não há esse registro nos escritos. Portanto, por pouco ele não se salvou, perdeu a vida eterna. Em que pouca consideração ele teve esse presente: vida eterna!
Quantas pessoas, hoje, se perderão por pouca coisa. Tenho dito por aí que muitos adventistas perderão a eternidade por amarem coisas do mundo que parecem hoje insignificantes, que nem dão motivo para algum sermão preventivo, muito menos para tratar na Comissão da Igreja. São os tais pequenos pecados, mas eles matam em tal intensidade quanto os grandes. É na igreja que devemos aprender esses princípios sadios de vivermos no mundo, mas de não sermos do mundo. “Se tão somente nossas igrejas praticassem a verdade e mostrassem que creem que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, o poder de Deus lhes acompanharia os trabalhos. Mas eles se devem conservar em contato com a Fonte de toda a luz e eficiência, e em contato com o mundo, não para absorver o espírito do mundo, mas para poderem fazer a obra que Deus designou que façam” (Testemunhos para Ministros, 401).
Paulo e Agripa representam duas classes, dentre muitas outras. Paulo representa aqueles que combatem a igreja, mas que são sinceros, que desejam o bem para a igreja. Esses mudam quando percebem que a estratégia deles está errada. Existe hoje muita coisa ruim dentro da igreja, temos que admitir isso. Há muitas pessoas que dão mau testemunho, mas por enquanto estão tendo a oportunidade da mudança. Se não o fizerem até determinado tempo, o decreto dominical, por exemplo, a sacudidura os expulsará. Paulo representa aqueles que mudaram de atitude, e se tornaram grandes instrumentos nas mãos de DEUS.
Já o rei Agripa representa aqueles políticos amigos da igreja, que até a protegem, adquirem conhecimento sobre a verdade, mas que não têm tanto interesse pela verdade, e nunca fazem a sua entrega. Outro exemplo desses foi Pilatos, chegou a perguntar o que é a verdade, mas não esperou a resposta. Agripa chegou a entender a verdade, mas ser rei para ele era mais importante. Achava não ser compatível o seu alto posto e essa nova fé, se bem que Daniel, José do Egito e Ester já haviam provado o contrário. Ele preferiu manter as coisas como estavam, manteve o interesse pelas insignificâncias do mundo, como é o prestígio político, a ganhar a vida eterna.
Qual desses dois caminhos seguiremos? É uma questão assim: entrega total já ou fica para um pouco mais adiante, tempo que nunca chega.

  1. 5.      Quinta: Obediência guiada pelo ESPÍRITO
JESUS é o nosso maior exemplo. Ele, como homem, nos ensina o caminho da excelência espiritual, da vitória. Esse caminho é o da obediência. Somos nós que devemos decidir obedecer ou não. A obediência é um ato de humildade, e essa é uma das características dos santos: serem humildes. JESUS, que era DEUS, viveu aqui na terra por mais de três décadas, e de tal maneira escondeu Sua divindade que muitas pessoas não creram que fosse DEUS. Ele “não julgou, com usurpação o ser igual a DEUS”, mas Se esvaziou de Suas qualificações, vivendo como um ser humano mortal. Sobre a obediência e sobre decidir obedecer, selecionamos trechos de Ellen G. White, que ensinam o caminho.
“Compelir-vos-á Deus à obediência, compelirá a vossa vontade? – Nunca. O Senhor vos tem dotado de capacidades, de inteligência, de razão. Enviou do Céu o Seu Filho unigênito a fim de abrir o caminho para vós, e para colocar a imortalidade ao vosso alcance. Como explicareis a Deus a vossa fraqueza, vossa desobediência, vossa impureza, vossos maus pensamentos e vossas más obras?
“Deus determinou meios, para que, se nós os usarmos diligentemente e com oração, nenhuma nau sofra naufrágio, mas subsista à tempestade e à tormenta, e ancore num Céu de bem-aventuranças afinal. Mas se nós desprezarmos e negligenciarmos esses decretos e privilégios, Deus não realizará um milagre para salvar a qualquer um de nós, e estaremos perdidos como Judas e Satanás.
“Não penseis que Deus realizará um milagre para salvar aquelas pessoas fracas que acariciam o mal, que praticam o pecado; ou que será trazido para sua vida algum elemento sobrenatural que os eleve do eu para uma esfera mais elevada, onde será comparativamente fácil trabalhar sem qualquer esforço especial, qualquer luta especial, sem qualquer crucifixão do eu, pois todos os que se demoram no terreno de Satanás para que isto se faça, perecerão com os malfeitores. Serão repentinamente destruídos. E isso irremediavelmente” (Testemunhos para Ministros, 452 e 453).
“Os que se consagram a Deus de corpo, espírito e alma, purificando seus pensamentos pela obediência da lei divina, hão de continuamente receber nova provisão de poder físico e mental. Haverá sincero anseio por Deus e fervorosa oração, pedindo clara percepção para discernir a missão e o operar do Espírito Santo. Não somos nós os que devemos usar o Espírito Santo, mas Ele que nos deve usar a nós, moldando-nos cada faculdade” (Conselhos sobre Escola Sabatina, 40).
Os escritos existem para nos orientar rumo à eternidade. E a nós cabe decidir, cada dia, mantermo-nos nesse caminho, ou desistir dele, optando por atrativos do mundo.

  1. 6.      Resumo e aplicação – Sexta-feira, dia da preparação para o santo sábado:
a)      Síntese dos principais pontos da lição
  • Qual o foco principal?
A lição desta semana demonstra os efeitos do reavivamento. Para isto, utiliza como exemplo algumas pessoas em que houve reavivamento, que sempre é realizado pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Não há reavivamento sem a participação do ESPÍRITO SANTO. Por esse motivo, inclusive dentro de nossa igreja, há um grupo significativo que decidiu resistir a esse poder dizendo que Ele não é DEUS. Nesse caso, tais pessoas fecham a porta de sua vida à transformação por esse membro da Divindade. Assim como no Pentecostes, estamos chegando ao tempo do grande derramamento do poder de cima para concluirmos a obra que JESUS nos incumbiu. É para satanás conveniente que não creiam, nem nele, nem no ESPÍRITO SANTO, pois esta é a hora da ação máxima desses dois seres, um de cada lado do conflito.
  • Quais os tópicos relevantes?
Normalmente o ESPÍRITO SANTO não Se revela por meio de sinais e maravilhas, mas sim, transformando vidas para a obediência à vontade de DEUS Pai.
Temos que saber se estamos sendo transformados, para isto, devemos vez por outra avaliar se houve ou se não transformação em nossa vida.
É importante descobrirmos se estamos ou não abandonando coisas do mundo, e se estamos sendo mais capazes de identificar o que é conveniente e o que não é. Nisto saberemos se o ESPÍRITO SANTO está atuando em nossa vida.
Também devemos observar se em nossa vida aumenta o desejo pela salvação de outras pessoas. Quando o ESPÍRITO SANTO atua, esse desejo aumenta.
  • Você descobriu outros pontos a acrescentar?
_________________________________________________________________________

b)      Que coisas importantes podemos aprender desse estudo?
Nosso supremo exemplo de atuação do ESPÍRITO SANTO é JESUS. Isso que Ele fez está ao alcance de toda pessoa que seja transformada por DEUS.
  • Que aspectos posso acrescentar a partir do meu estudo?
_________________________________________________________________________

c)       Que providências devemos tomar a partir desse estudo?
Devemos seguir o exemplo de vida de JESUS. Quem sabe sempre perguntar, diante de cada situação, o que O Mestre faria se Ele fosse eu. Por exemplo, Ele entraria em determinado lugar? Como Ele faria o que nós devemos fazer?  Assim fica fácil obedecer.
  • O que me proponho a reforçar, se for bom, ou mudar se for mau, em minha vida?
_________________________________________________________________________

d)     Comentário de Ellen G. White
“A seiva da vinha, subindo da raiz, é difundida para os ramos, promovendo o crescimento e produzindo flores e frutos. Assim o poder vitalizante do Espírito Santo, que emana do Salvador, permeia a alma, renova os motivos e afeições e leva os próprios pensamentos à obediência da vontade de Deus, capacitando o que recebe a produzir os preciosos frutos de obras santas” (Atos dos Apóstolos, 284).

e)      Conclusão geral
Façamos uma avaliação periódica de nossa vida, mensal por exemplo. É uma questão de vida ou morte, saber se o ESPÍRITO SANTO está atuando em nossa vida, e se estamos correspondendo à vontade de DEUS.
  • Qual é o ponto mais relevante a que cheguei com este estudo?
_________________________________________________________________________
Assista o comentário clicando aqui.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails