Comentários Lição 02 - Oração: A Força Vital do Reavivamento (Bruce Cameron)

(Atos 1 e 2, Mateus 6) 

Introdução: Como iniciamos um reavivamento? Podemos iniciar um reavivamento?  Na última semana, aprendemos que a igreja do final dos tempos está, espiritualmente, morna. Discutimos formas em que podemos, pessoalmente, mover pessoas mornas para tornarem-se quentes. Que tal mover a igreja inteira para ser quente?  Quando eu estava na faculdade, experimentei o reavivamento. Há momentos na Regent University, onde leciono, que sinto o Espírito Santo e o espírito do reavivamento. Como estas coisas acontecem? Vamos mergulhar em nosso estudo da Bíblia, para ver o que podemos fazer para provocar um reavivamento em nossa igreja!

         I. Preparação e  Reavivamento


A. Leia Atos 1:1-2. Quem está ensinando os discípulos? (Jesus e o Espírito Santo!)

B. Leia Atos 1:3-5. João Batista foi um revivalista?

1. Os discípulos foram revivalistas?

a. Será que eles eram melhores do que João? (Eles teriam dons mais poderosos.)

b. Por que João não estava capacitado para batizar no poder do Espírito Santo? (Leia João 16:7 e João 16:12-15. João Batista estava preparando o caminho para Jesus. Jesus estava limitado por Sua forma humana. Jesus prometeu que o Espírito Santo viria depois dEle, de modo que permita que Deus viva em todos os Seus seguidores. Houve uma ordem inerente a isto.)

C. Leia Atos 1:6.  Como Jesus estava sendo elevado aos céus, Seus discípulos Lhe fizeram uma pergunta. O que você acha sobre esta questão? (Se eu fosse Jesus, teria chutado o discípulo mais próximo, no ouvido, por perguntar isso! Eles ainda não haviam percebido que Jesus não estava criando um reino terreno? Que frustração!)

D. Leia Atos 1:7-9.  A resposta de Jesus para esta questão está contida apenas no versículo 7?  Ou Ele continua a responder no versículo 8? (Eu nunca havia percebido isto antes, mas Jesus diz que “a restauração do reino para Israel” tem um componente espiritual.  Se eu estiver certo, a promessa do poder do Espírito Santo é parte da restauração do Reino de Deus.)

1. Por que você quer reavivamento no seu coração e em sua igreja? (Para restaurar o Reino de Deus!)

2. O que Jesus diz, sobre qual é a chave para o reavivamento e reforma? (O Espírito Santo.)

II. Oração e Reavivamento

A. Leia Atos 1:12-14. Os discípulos estão seguindo a ordem de Jesus em Atos 1:4 , quanto a esperar em Jerusalém pelo batismo do Espírito Santo. Quando alguém lhe diz para  “esperar”, você ora?

1. Por que você acha que os discípulos, Maria e os irmãos de Jesus estavam, “constantemente, em oração?”

a. O que isso significa? Você está sempre repetindo o seu pedido? Se a oração é falar com Deus, como se falasse a um amigo, por que você se repetiria?  Isto irritaria meus amigos. 

b. Podemos estar “constantemente em oração” sem qualquer repetição? (Se você olhar para o restante do capitulo 1 de Atos, você vai descobrir que os discípulos estão trabalhando numa questão de liderança. Talvez eles não estivessem repetindo suas orações. Está claro que eles não estavam, constantemente, em oração, ao menos do momento em que subiram para seus aposentos, até a hora em que o Espírito Santo foi derramado em poder.)

B. Leia Atos 2:1-4. Jesus prometeu-lhes um presente, eles oraram por isto, e o que eles receberam? (O Espírito Santo.)

1. O que permitiu que eles soubessem que suas orações haviam sido respondidas? (O som impetuoso do vento, línguas de fogo sobre cada um deles, e falarem em “outras línguas.”)

a. Por que o Espírito Santo veio de tal maneira?

C. Leia Atos 2:5-8. Que espécie de dom é dado aos discípulos, para falarem em “outras línguas”? (Conta-nos que “cada um ouvia-os falando em sua própria língua.” O dom era estar falando de tal forma, que os outros os entendiam. Soa como ter habilidade para falar uma língua estrangeira.)

1. Que idéia isto sugere, sobre a razão pela qual o Espírito Santo desceu desta maneira? (Para obter a atenção das pessoas. Assim como os milagres de Jesus atraíram a atenção da multidão, assim o vento, o fogo e  o falar em outras línguas chamaram a atenção da multidão.)

D. leia Atos  2:37-41. Isto é reavivamento? (Sim!)

1. Como isso começou? (Com uma promessa, as orações e o poder do Espírito Santo.)

III. Condições para a Oração

A. Leia Marcos 1:35 e Lucas 5:16. O que você encontra em comum nestes textos? (Jesus retirou-Se para um lugar tranquilo e privado, onde pudesse ficar a sós para orar.)

1. Você quer ficar sozinho?

2. Existe algum momento em sua vida, em que você quer ficar sozinho? (Achamos que nós necessitamos estar, constantemente, entretidos. Navegamos na internet em nossos telefones, assistimos televisão, enviamos mensagens de texto ou ouvimos música. Nós não temos tempo para pensamentos privados.)

B. Leia Mateus 18:19-20. Isto mostra que nem sempre devemos estar sozinhos para orar. Qual é a vantagem de orar com os outros? ( A oração feita  com outros envolve acordo. Isto cria um obstáculo para orações egoístas. Isto ajuda que nossas orações sejam mais razoáveis e refletidas. Se dois estiverem orando juntos, Deus promete que estará com eles. É garantia de Sua presença, em grupos muitos pequenos.)

IV. A Oração do Senhor

A. Leia Mateus 6:5. Certa vez, ouvi um homem orando pela quantidade de petróleo produzido em seu país. Ele não estava pedindo ajuda, mas dando os números da produção. Que tipo de oração está descrita neste texto?

1. O que Jesus quis dizer quando falou que “eles já receberam sua plena recompensa?” (Eles queriam que os outros ficassem impressionados com suas orações. Bem, isto é o que eles conseguem e o que eles recebem .)

B. Leia Mateus 6:7. Lembra que discutimos, anteriormente, sobre estar, “constantemente, em oração”?  O que  Jesus diz sobre orações repetitivas? (Uma oração constante tem que ser da natureza de uma discussão com Deus. Somente repetir é a mesma coisa que "balbuciar", repetidas vezes. Deus não gosta disto, mais do que você gostaria de ouvir alguém balbuciando.)

C. Leia a primeira parte de Mateus 6:9. O que Jesus está nos dando? (Um modelo de oração. Um padrão para a oração.)

D. Leia a segunda parte de Mateus 6:9. O que isto nos ensina, sobre como devemos iniciar cada oração? (Devemos iniciar exaltando a Deus.)

E. Leia Mateus 6:10. O que estamos pedindo aqui? (Que a vontade de Deus seja feita na terra, assim como é feita no céu.)

1. Será que isto tem alguma coisa a ver conosco? (Sim! É ao mesmo tempo uma oração sobre nosso comportamento e uma promessa para ajudar a garantir que a Sua vontade seja feita na terra, antes da Sua volta.)

F. Leia Mateus 6:11. Temos permissão para orar por coisas que nós queremos? (Sim.)

1. O que você acha sobre a colocação deste assunto na oração modelo de Jesus? (Ele vem logo após a exaltação a Deus e uma discussão sobre a vontade de Deus sendo feita na terra. É no início da oração, mas está subordinada à vontade de Deus feita na terra.)

G. Leia Mateus 6:12. Quando você ora, você começa com um pedido de perdão? (Suspeito que a maioria das pessoas o fazem.)

1. O que o modelo sugere,quanto a iniciarmos nossas orações com um pedido de perdão? 

2. Que condição é colocada para recebermos perdão? (Precisamos ser indulgentes para com os outros.)

H. Leia Mateus 6:13. Será que Deus nos deixa cair em tentação?  Leia Tiago 1:13-14. Isto nos diz que Deus não nos tenta.)

1. À luz da declaração de Tiago, o que você acha que significa “não nos deixa cair em tentação” ? (Tiago nos diz que nossos próprios maus desejos levam-nos à tentação.  Logo após confessarmos nossos pecados, Jesus nos lembra que devemos evitar as coisas que nos levam ao pecado.

I. Leia a última parte de Mateus 6:13. O que significa orar para livrar-nos do mal , ou do maligno? (Oramos por nossa vida espiritual e física , e as vidas das outras pessoas, que queremos ver livres do mal.)

J. Amigo, suas orações se parecem com o modelo que foi dado a nós por Jesus? A oração é a chave para desencadear o poder de Deus para a reforma e reavivamento. Você vai se decidir, hoje, a se concentrar mais em sua vida de oração?


V. Próxima semana: A Palavra - A Base do Reavivamento.


            Direito de Copia de 2013, por Bruce N. Cameron. J.D. Todas as referências das escrituras são da Bíblia de Estudo na Nova Versão Internacional (NVI), editada em 2003 pela Editora Vida - São Paulo, a menos que indicado de outra forma. As citações da NVI são usadas com permissão. As respostas sugestivas encontram-se entre parênteses. As frases entre chaves { } foram acrescentadas pelo tradutor e não constam no original. Ore pela direção do Espírito Santo enquanto estuda.

            Estes comentários referem-se às Lições da Escola Sabatina, publicadas em Português pela Casa Publicadora Brasileira, cujo original pode ser encontrado, semanalmente em: "http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2012.html"http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/les2013.html
        
Tradução: Denise de Mesquita

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails