Comentários Lição 12 - O melhor presente do Céu (Zacarias) - Carlos Bittencourt

15 a 22 de Junho de 2013

Daquele exato momento (histórico e literal) em diante, Zacarias é instruído a levar o povo a olhar para o futuro. É como se lhe fosse dado um telescópio. Em vez de olhar em volta de seu umbigo, deveriam enxergar o distante, o futuro, o final do grande conflito, a vitória eterna.
Carecemos desta mesma graça. Nossa sociedade é viciada em olhar apenas o entorno, o imediato. Se é dada uma visão de futuro, por estar contaminada com o presente, concluímos que as coisas irão de mal à pior.
No plano de Deus, porém, somos chamados a ter uma visão de paz, e, então, trazer o futuro para a realidade presente.
O Livro de Zacarias é messiânico. Mostra visões de esperança. Expressa o melhor presente que o Céu poderia nos dar. E essa é a base para o nosso estudo da lição nesta semana. É uma benção!
Domingo – O Manto de um Judeu (16 de junho). A lição nos chama para a reflexão através do capítulo 8  de Zacarias, que, resumidamente diz assim: “Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (v.3); “Eis que salvarei o Meu povo” (v.7); “Eu os trarei, e habitarão em Jerusalém; e serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus em verdade e em justiça” (v.8); “Porque haverá sementeira de paz; a vide dará o seu fruto, a terra, a sua novidade, e os céus, o seu orvalho; e farei que o resto deste povo herde tudo isto” (v.12); “Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades” (v.20); “Virão muitos povos e poderosas nações buscar em Jerusalém ao SENHOR dos Exércitos e suplicar o favor do SENHOR” (v.20); e, “pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirãoIremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco” (v.23).
Esse capítulo é extremamente esclarecedor. Da parte de Deus a Aliança continuava em vigor. Seu plano para e através de Jerusalém permanecia. Foi dito a Abraão que sua família seria uma benção para toda a humanidade.
Querido leitor, façamos da religião uma relação aprazível, feliz, cheia de paz. Temos Jesus como nosso Salvador!
Tomara que seus amigos e familiares venham para Jesus porque você testemunhou que Jesus é atraente, um Amigo que vale à pena ter sempre por perto.
Segunda – O Rei da Paz (17 de junho). Ao estar lendo a Bíblia, você deve se lembrar que, para o escritor, não havia separação por capítulos e nem por versículos. Assim, a mensagem do capítulo 9 é a sequência natural do 8. Ora, Deus está prometendo que, por Sua presença, nenhuma nação mais seria autorizada a prevalecer sobre o Seu povo. O futuro já deveria ser experimentado no presente. “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumenta” (9:9).
Maravilhoso, não é mesmo?! O Plano da Redenção avançaria; seria completado; Deus o cumpriria.
Para o fiel leitor da Palavra no tempo de Jesus, deve ter sido uma visão extraordinária vê-Lo entrar em Jerusalém montado num jumentinho, aclamado por uma multidão! Deve ter sido fantástico!
Cristo Jesus é o Rei da Paz. Você está em paz? Você tem levado esta paz aos outros?
Terça – Ele Foi Traspassado (18 de junho). Temos estudado o desenrolar do Plano da Redenção. Pode ser que, em algum momento, cometamos o erro ao não lembrar que as promessas de Deus, entrelaçadas em tudo aquilo que Ele fala, são condicionais – ou seja, Ele cumprirá em nós a Sua palavra se nós obedecermos as Suas orientações. É inadmissível achar que serei salvo se não atendo as condições para a salvação. Em permanecendo desobediente, estarei iludindo a mim mesmo.
Pois bem, os meus pecados mataram Jesus. Se não existisse Pecado, não existiria morte. Se a humanidade não tivesse pecado, Jesus não precisaria ter dado Sua vida.
Mas aqui temos algo curioso. Não levemos os pecadores a olharem para os seus próprios pecados para se curarem do Pecado. Não! O correto é olhar para Cristo Jesus, pendurado numa cruz, traspassado, ferido, morto. Ele é a provisão de Deus!
Foi na cruz do Calvário que os anjos e os mundos que não pecaram entenderam o que realmente é o governo de Satanás, e, assim, finalmente deixaram de ter por ele algum resquício de simpatia.
É olhando para O crucificado que teremos nojo do Pecado. Veja que Ele foi traspassado pelos nossos pecados!
As cenas do Calvário requerem a mais profunda emoção. A esse respeito vocês estarão desculpados se manifestarem entusiasmo. Nossos pensamentos e imaginação jamais poderão compreender plenamente que Cristo, tão excelente, tão inocente, devesse sofrer tão dolorosa morte, suportando o peso dos pecados do mundo” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 2, pág. 213).
Quarta – O Bom Pastor (19 de junho). Me impressiona o fato do Livro de Zacarias ser tão messiânico! Até sobre o Pastor ele fala! E aí, de forma carinhosa, encontramos muito conforto, já que nos acostumamos com essa expressão (Mesmo que não tenhamos sido criados no meio rural). Jesus é o bom Pastor. Ele dá a vida por Suas ovelhas. Conhece cada uma delas. Ele as chama pelo nome.
Mas, Zacarias já dizia: “Desperta, ó espada, contra o Meu Pastor…; fere o Pastor, e as ovelhas ficarão dispersas” (13:7).
É como se estivesse sendo dito assim para o povo daquela época: ‘Não olhem apenas para a reconstrução do templo. Olhem o futuro. O Messias virá. Ele dará Sua vida por vocês. A redenção será completa. Seremos dispersos, mas, em Cristo, tornaremos a ser o povo de Deus’.
Embora o Pastor tenha sido ferido, lembre-se que o Pastor não fere. Sua vara e Seu cajado não são para bater, para ferir. Sua vara e Seu cajado são para consolar, dirigir, conduzir, disciplinar, ensinar, mostrar o caminho, levar para o Seu aprisco – em segurança.
Quinta – Rei de toda a Terra (20 de junho). Zacarias, e também outros profetas, simplesmente esclareceu a respeito da vinda do Messias sem, contudo, fazer separação entre a primeira e a segunda vinda. O Novo Testamento, então, melhora e esclarece essa divisão. Pois bem, Zacarias diz que as nações desejarão eliminar o povo de Deus, mas estes seriam poupados. Por que isso? Porque Deus é o vitorioso, e nEle também temos a vitória. Somos como que a menina de Seus olhos!
Se não mais o Israel literal, o espiritual seria o remanescente vitorioso, aguardando o Rei que virá para reunir aquela grande multidão de remidos, salvos pelo Seu precioso sangue – o melhor presente do Céu!
Adianta saber da vitória futura? Então a traga para o presente, e viva como um obediente e frutífero vitorioso.
Sexta – Conclusão (21 de junho). “Nos dias mais negros de seu longo conflito com o mal, à igreja de Deus têm sido dadas revelações do eterno propósito de Jeová. A Seu povo tem sido permitido olhar para além das provas do presente aos triunfos do futuro quando, findo o conflito, os redimidos entrarão na posse da Terra Prometida. Essas visões de glória futura, cenas pintadas pela mão de Deus, deviam ser estimadas por Sua igreja hoje, quando a controvérsia dos séculos está chegando rapidamente ao fim, e as bênçãos prometidas devem ser logo experimentadas em toda a sua plenitude” (Meditação Matinal de Ellen White – 1995 – O Cuidado de Deus, 31 de agosto).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails