A Regra de Wooden

"Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele" (I Coríntios 12:14-26)


John Wooden, o lendário técnico de basquetebol de uma renomada universidade americana, tinha uma regra interessante para as suas equipes. Sempre que um jogador marcava pontos, ele devia dar o reconhecimento à pessoa da equipe que o ajudara. Quando ele era técnico em escolas do ensino médio, um dos seus jogadores perguntou: “Técnico, isso não vai tomar muito tempo?” Wooden respondeu: “Não estou pedindo que corra até lá para abraçá-lo. Um aceno com a cabeça é o suficiente”.

Para obter vitória na quadra de basquetebol, Wooden viu a importância de ensinar aos seus jogadores que eles eram uma equipe – não “apenas um monte de operadores independentes”. Cada pessoa contribuía para o sucesso de todas as outras.

Lembra-me de como o corpo de Cristo deveria funcionar. Conforme o livro de 1 Coríntios 12:19-20, cada um de nós é uma parte diferente de um corpo. “Se todos fossem um membro, onde estaria o corpo? Mas […] existem muitos membros e, ainda assim, um único corpo”. O sucesso de um pastor, um estudo da Bíblia ou um programa de igreja se baseia unicamente nas realizações de uma só pessoa? Quantas pessoas contribuem para o bom funcionamento de uma igreja, uma organização cristã, uma família?

A regra do técnico Wooden e 1 Coríntios 12 têm suas raízes no princípio de suprirmos as necessidades uns dos outros. Usemos nossos dons no corpo de Cristo para edificar, fortalecer e ajudar a realizar os propósitos de Deus (1 Coríntios 12:1-11).

Pensamento: Não existem pessoas sem importância no corpo de Cristo.

Fonte: RBC
Related Posts with Thumbnails