Duplicidade

(por Ezequiel Gomes)

"...homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:8)


A verdade (vista como a realidade) não deveria ser tão ruim a ponto de prescindirmos dela para viver em paz com nossas familias, com a sociedade e muito menos com Deus. Mas o fato é que é isso que muitos estão tentado fazer: Enganar a si mesmos de que são bons, verdadeiros e justos quando este não é o caso, e creio que isso se dá como uma manifestação da necessidade psicológica de justificação que o ser humano tem. Nesse caso o termo justificação tem a conotação de explicar a necessidade de darem razão a si mesmos por serem o que são, o que muitas vezes implica em dar razão aos desvios de natureza e de conduta que o ser humano manifesta em suas escolhas e relacionamentos neste mundo.

Nesta tentativa de se justificar a si mesmo, o ser humano encontra a expressão da mais demoníaca de todas as suas inclinações que é a de querer encontrar justiça em si mesmo (onde ela não existe). E aqui evoca-se a família, a sociedade e a igreja como as responsáveis pelos erros que existem em si mesmo, e desta forma temos no cristianismo de alguns uma mera expressão de religiosidade sincrética que mescla elementos pagãos (justificação própria ou apaziguamento da ira dos deuses por qualquer tipo de "obras" de penitência ou merecimento), espiritualistas (evolução da alma e culpa do pecado no carma e não na decisão ou natureza humana), e demoníacas (tornar o pecado em qualquer de suas dimensões algo normal e aceitável).
E é nessa situação que Tiago, inspirado pelo Espírito Santo, e tratando da necessidade de sabedoria para entender a verdade de Deus e vivê-la, diz que Deus a concede ao que lhe pede. O conselho inspirado vai mais longe e diz que aquele que pede vá a Deus "nada duvidando" (Tg 1:6) e explica que aquele que duvida é semelhante à onde do mar e que esse homem não alcançará coisa alguma da parte do Senhor (1:7), pois é de ânimo dobre em todos os seus caminhos...

Pensamentos importantes surgem dessa imagem: Um homem divido entre a oração e a dúvida. Ou seja, ele crê em Deus, em seu poder, mas não crê. O paradoxo é insolúvel e retrata a vida religiosa de muitos que na teoria querem a Deus, sua redenção e sua lei no coração, mas em realidade negam isso por duvidar do poder e da boa vontade de Deus em conceder perdão e poder.

Tenho certeza de que há espaço para os filhos e filhas de Deus duvidarem: O que Deus quer? Quando Deus mudará minha sorte? Quando Jesus voltará?

Mas duvidar do amor perdoador e da graça de Deus manifestada em Jesus Cristo é muito mais que isso, é a exteriorização de um relacionamento rompido com Deus, e essa pessoa nada alcançará da parte do Senhor, uma vez que se relacioa com Deus não na base da sinceridade e fé, mas da incerteza e infidelidade.

Essa duplicidade no relacionamento do homem com Deus certamente há de deturpar o relacionamento desse homem com os outros e assim a mentira, a hipocrisia e a duplicidade invadiram todos os âmbitos da vida e essa é a maior desgraça que pode ocorrer na vida de um cristão, a de ser indistinto dos mundanos que vivem como pagãos e que não conhecem a Deus.

A duplicidade entre a certeza e a dúvida sobre o amor de Deus não deve ser abrigada no coração daquele que se aproxima de Deus para lhe pedir sabedoria para viver em um mundo tão complexo, e Deus pode, e há de nos guiar em meio aos desafios profissionais, dos relacionamentos e dos tempos que diante de nós estão.

Oremos a Deus pedindo sabedoria do céu para sermos integros e retos de coração e nos nossos relacionamentos

"Deus, Pai Todo Poderoso Em nome de Jesus Cristo estamos em tua presença agora e sempre Vivemos em ti e queremos a ti: Teu perdão, Teu poder, Tua graça e Tua paz Nada merecemos Nada podemos Mas temos absoluta certeza de que tudo podes Senhor Nosso e Deus Nosso Precisamos de sabedoria para nos guiar, e de amor para amar as pessoas e ao Senhor que nos amou primeiro Nos fortalece e nos cura de nossas duplicidades e infidelidades e assim que um dia possamos viver à luz da tua face para todo o sempre em nome de Jesus, Amem!"

Fonte: Vem Senhor Jesus


A Promessa da Presença de Deus

Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei e lhe darei descanso.” Êxodo 33:14

Ao dar os primeiros passos em 2011, não temos ideia de como vamos percorrer cada um dos seus dias. Começamos o ano novo querendo saber o que ele vai nos trazer. Temos planos, projetos... Mas, e a realização deles é certa?

Quantos colocaram em mente que 2011 será um ano diferente porque escolheram poucas resoluções com a determinação de que vão cumpri-las. O povo de Israel ia iniciar uma grande caminhada. Apesar de ser um caminho pelo qual nunca haviam passado, não deviam temer nenhuma experiência, por mais estranha que fosse. O pedido de Moisés não foi: “Senhor, mostra-nos o caminho.” Ele não pediu estradas abertas, caminhos aplainados, locais confortáveis de parada na rota do deserto. Não pediu milagres, nem sinais. Pediu a presença de Deus que seria vista numa nuvem de dia e numa coluna de fogo à noite.

Moisés reconheceu que em sua própria força não iria conseguir atravessar o deserto. Foi tão enfático que disse: “Se não fores conosco, não nos envies. [...] Que mais poderá distinguir a mim e a Teu povo de todos os demais povos da face da Terra?” (Êx 33:15, 16). “Melhor é morrermos aqui do que irmos a Canaã sem a Tua presença!”

Estamos iniciando um ano novo. Teremos oportunidades, desafios e lutas para enfrentar. Deus sabe por onde e como nos levar para a realização dos nossos sonhos e estará ao nosso lado.

Ele sabe o que temos que enfrentar e conhece nossas forças e limitações. Pode ser que nossa força e confiança não sejam suficientes. Ele não ignora cansaço, distância e imprevistos.

Ao encarar as realidades do novo ano, podemos ter certeza de que Deus está ao nosso lado, trazendo sentimento de paz e descanso.

Deus nos chama para o novo, mas o desconhecido só pode ser encarado com tranquilidade se Ele estiver ao nosso lado. Se temos certeza de que a presença de Deus está conosco, podemos, com confiança, enfrentar frio e calor, sol e chuva, vale ou montanha.

Há um Deus que não muda. Um Deus que conhece o caminho. Será que nosso pedido vai refletir o pedido de Moisés? A promessa é: “Estarei sempre com vocês. Minha presença os acompanhará.”

Fonte: MM 2011

365 Recados Inspirados - #2


"No dia do juízo tudo isso é aberto perante os impenitentes. Cena após cena passa diante deles. Tão claramente quanto a luz do sol do meio-dia eles todos vêem o que poderiam ter sido caso houvessem cooperado com Deus em lugar de se oporem a Ele. O quadro não pode ser modificado. Seus casos estão decididos para sempre. ..."

(A Ciência do Bom Viver, pág. 293)


Meditações para o Pôr do Sol 2011



Related Posts with Thumbnails