Chūken Hachikō - Uma Lição de Lealdade

(por Marcio)

"O amigo ama em todo o tempo..." (Provérbios 17:17)

Chūken Hachikō, é o nome em japonês para "Cão Fiel Hachikō". Este foi o nome dado a um cão da raça Akita que viveu entre os anos 20 e 30 do século passado. Apesar de ter sido um simples cãozinho, sua história de vida nos ensina muito sobre o que é ser Leal.

Ele foi adotado por um homem chamado Hidesaburō Ueno, um professor da Universidade de Tóquio. Carinhosamente, batizou-o de "Hachikō" (diminutivo de Hachi) e encheu-lhe de amor e atenção. Todos os dias, o professor era acompanhado pelo cão desde sua casa até a estação de trens de Shibuya, rotina inversa repetida também no final de todos os dias, pontualmente. Muitos daquela estação, ficavam profundamente impressionados pela pontualidade e amizade que o cão exercia com o seu dono. Assim, durante 16 meses, esta cena foi repetida todos os dias, como de costume.

Infelizmente, a vida feliz destes dois companheiros, foi marcada e interropida por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido pelo professor no dia 21 de Maio de 1925... desta vez a rotina havia saído do normal: Hachikō acompanhou Ueno para o trabalho, mas nunca mais o viu retornar à estação de Shibuya.

A história diz que na noite do velório, Hachikō, que estava no jardim, quebrou as portas de vidro da casa e fez o seu caminho para a sala onde o corpo foi colocado. Passou a noite toda deitado ao lado do caixão do seu mestre, recusando-se a ceder. Outro relato diz ainda, que quando chegou a hora de colocar vários objetos particulares dentro do caixão (para fechá-lo), Hachikō pulou dentro e tentou resistir a todas as tentativas de removê-lo.

Após a morte do professor, Hachikō foi enviado para viver com parentes do professor Ueno, que morava em Asakusa, no leste de Tóquio. Mas ele fugiu várias vezes e voltou para tentar ficar na antiga casa em Shibuya. Um ano já havia passado e ele ainda não tinha se acostumado à sua nova casa, assim, ele foi dado ao ex-jardineiro do Professor Ueno, que conhecia Hachi desde que ele era um filhote.

Mesmo assim, Hachikō fugiu várias vezes. Percebeu que seu antigo amigo já não morava na casa em Shibuya, mas mesmo assim, ia todos os dias à estação, da mesma forma como ele sempre fazia, e ali ficava esperando o retorno do seu mestre. Ele fez isso dia após dia, ano após ano, em meio aos apressados passageiros.

Durante nove anos e dez meses contínuos, Hachikō foi visto naquela estação sempre aos finais de tarde, precisamente no momento de desembarque do trem na estação, na esperança de reencontrar-se com o seu dono. Saudosamente, dia após dia, ano após ano, com toda devoção, Hachikō esteve lá, até o dia de sua morte.

A sabedoria popular diz que o "cão é o melhor amigo do homem" e isto tem os seus méritos, ainda mais depois de lermos histórias como estas.... que fidelidade, que amor, que esperança! Mas gosto também de lembrar (na verdade jamais quero esquecer) o que está escrito em João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos". Você conhece alguém que seria capaz disto? Você tem um amigo assim? Sim, todos nós temos. Todos fomos favorecidos por Ele pelo Seu imenso amor e atenção. Seu nome: Jesus de Nazaré. Meu melhor amigo, seu melhor amigo. Ele mesmo disse: "... Eu os tenho chamado amigos..." (João 15:15). Ele o ama, e somente se você sentir o mesmo, suportará esperá-Lo pacientemente custe o que custar.

Sabe, fico imaginando se os filhos de Deus tivessem a mesma disposição para aguardar o Mestre com tanta certeza e devoção como este Akita. É verdade que um dia Ele "deixou a estação" e muitas vezes parece que não vai mais voltar. Mas lembre-se: os sinais do "expresso angelical" estão aí, jamais duvide, Ele prometeu, Ele voltará!

Muitos, semelhantemente a história de Hachikō, aguardaram fielmente, pacientemente, hora após hora o retorno do nosso Dono e foram até o final de suas vidas nesta espera. Outros, como eu e você, aguardam ainda este momento maravilhoso, não do barulho das portas de um trem se abrindo, mas do som majestoso das portas dos céus que se abrirão com o soar das trombetas por ocasião do retorno do Amigo Jesus.

Você crê nisso? Você está disposto a reencontrar o Seu Amigo? Você está na "estação" ou se acostumou com sua "nova casa"? Jamais se esqueça: nós não somos daqui, nossa pátria é celestial!



"Jamais pense em desistir, falta pouco, só um pouquinho mais, logo Ele virá nos buscar"!




REFLEXÃO: "Aquele que dá testemunho destas coisas diz: 'Sim, venho em breve!' Amém. Vem, Senhor Jesus! (Apocalipse 22:20) - NVI

Ref.: Wikipédia

Related Posts with Thumbnails