Teimosia

(adaptado do texto de Jim Hohnberger)

“Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres.” (Deut 30:15-16)

Willian Murphy era um homem elegante e poderoso. Aos quarenta anos, ele já era um executivo de uma grande companhia internacional. Na última semana, contudo, ele havia estado contemplando algo mais além de contratos e propostas de aquisições. Ele se viu forçado a considerar sua própria mortalidade. Começou num jantar, num restaurante, como uma dor aguda e persistente em sua mandíbula. Em seguida, veio a náusea em ondas avassaladoras. Ele disse para a esposa que não estava sentindo-se bem e que queria ir para casa. Foi quando ele caiu ao chão.

Os paramédicos o encontraram com uma arritmia cardíaca potencialmente fatal, mas conseguiram estabilizá-lo. Ele recobrou a consciência ainda na sala de emergência. A última semana foi gasta numa sequência de exames e procedimentos médicos. O diagnóstico? Um grave infarto. Pior que isso, o cateterismo cardíaco que foi feito mostrou um bloqueio grave em outra artéria. Isso não só ajudaria a prevenir outro infarto, mas também evitaria uma cirurgia cardíaca para implante de uma ponte de safena.

Felizmente, a intervenção foi um sucesso, e ele foi logo transferido para a sala de repouso, onde sua esposa o aguardava. O cardiologista logo chegou com radiografias de "antes" e "depois" em suas mãos. Usando as radiografias, o médico demonstrou que a oclusão de 95% do vaso sanguíneo havia sido reduzida para menos de 5%. Apesar desta boa notícia, havia más notícias também. Ele disse: - Seus lipídeos - isto é, seu colesterol (gordura na corrente sanguínea) - ainda estão com níveis extremamente elevados. Os exames mostram que estão duas vezes acima do normal. E o que é pior: a proporção de gordura boa, em relação à gordura ruim e perigosa, é muito baixa. Você precisa tomar uma medicação para reduzir os níveis de colesterol. Já pedi para a nutricionista vir lhe falar, pois você precisa fazer uma dieta muito restrita até que estes níveis sejam reduzidos. Após uns seis meses, avaliaremos outra vez a dieta baseados nos resultados que obtivermos. Havendo uma recuperação, quero que entre num programa de reabilitação cardíaca. Finalmente, quero informar que você fumou seu último cigarro. Com sorte, poderemos evitar que uma nova obstrução arterial venha a ocorrer.

Após terminar o seu discurso, o médico respondeu algumas perguntas e saiu da sala dizendo: - Vejo você amanhã.

Willian esperou até que o cardiologista desaparecesse, virou-se para a esposa e disse decididamente: - Não vou viver desta maneira!

Por uma semana, ele avaliara com pensamentos muito sóbrios a possibilidade de morrer. Agora que o espectro da morte cedera antes as conquistas da medicina moderna, esse homem supostamente inteligente, racional, não estava disposto a dar os passos necessários para que sobrevivesse a longo prazo.

Todos achavam que o hábito de fumar de Willian, sua dieta, seu trabalho estressante, seu estilo de vida típico de um executivo, e sua história familiar fossem os culpados por suas condições de saúde. No entanto, esses fatores de risco não eram o inimigo contra o qual se precaver. Na realidade, o maior inimigo de Willian já havia batalhado contra ele e vencido. Sua vontade própria não desejava ser sacrificada, não queria morrer. Sua vontade era maior do que sua razão; seu apetite, maior que seu intelecto. Quando Willian morrer, ainda bem jovem, seu atestado de óbito dirá: "Faleceu vítima de causas naturais." Mas na verdade, Willian terá sido assassinado, morto por sua teimosa vontade própria.

A vida cristã não é diferente. O Grande Médico fez questão de nos alertar mediante as Palavras do Seu Livro, a felicidade de vivermos mediante a vontade dEle. Em especial neste contexto, poderemos encontrar muitos textos bíblicos que frisam a importância de "guardarmos" com atenção o templo do Espírito Santo - nosso corpo, nossa saúde. Não que Ele tenha obsessão de ser obedecido. Muito menos que Ele ganhe algo com isso. Pelo contrário, os beneficiários sempre são os que O obedecem, por isso, não seja como Willian, não se conforme com a morte por preferir a desobediência, prefira a vida, prefira a Jesus!

REFLEXÃO: “Ele disse: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara” (Êxodo 15:26)

Fonte: Fuga para Deus - p. 132-134

Hedonismo, marca registrada de nossos dias

(adaptado do texto de Cícero Ramos)

"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos (...) mais amigos dos deleites do que amigos de Deus" (II Tim 3:1-4)

A palavra de ordem é: prazer. O negócio é curtir. É ter prazer em toda situação e a todo momento. É marca registrada de nossa geração. A sociedade de entretenimento existe exatamente para entronizar a deusa do prazer. Falando francamente, todos nós almejamos o prazer imediato. Não curtimos esperar. Esperar é sofrer. O lance é o agito e a gratificação prazerosa. E instantânea.

A sociedade é realmente voltada para a busca do prazer imediato. O problema é que a ideia do prazer a qualquer custo tem sérias implicações. A sociedade contemporânea está moralmente falida em grande parte porque vive para o prazer - custe o que custar.

Temos um exemplo neste período de carnaval que está a terminar. As pessoas buscam divertir-se. Há um aspecto lúdico em sua natureza. Não há mal algum nisto. Mas quando, contrariando a vontade de Deus, o ser humano procura a gratificação carnal, o prazer sexual ilimitado e fora dos padrões determinados pelo Senhor, a embriaguez e a glutonaria, cresce na mesma medida a sua falência moral. Segundo o dicionário Aurélio, hedonismo é a doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. Vive-se somente para satisfação dos instintos.

O empresário corrupto, o político sem escrúpulos e o traficante de drogas se igualam no que concerne à busca de sua gratificação pessoal. Se o prazer, traduzido em termos de poder, prestígio, glória e privilégios pessoais depende da desgraça de inúmeras pessoas, para eles isto absolutamente não lhes interessa. O que vale é que seus lucros estejam sendo computados, não lhes importando o prejuízo de tantas e quantas pessoas.

Quem acredita que viver é satisfazer plenamente seus prazeres colherá mais cedo ou mais tarde os frutos desta infeliz filosofia de vida. Desmoralização, prisão, solidão, doenças, morte prematura, o afastamento de Deus agora e na eternidade, são as consequências naturais deste estilo de vida.

O crente em Jesus Cristo possui uma compreensão diferente acerca do prazer como valor. A vida é entendida como benção divina que deve ser recebida com alegria e vivida com sabedoria.

Conduta ética e consciência espiritual juntam-se para suscitar a responsabilidade diante da existência pessoal de cada ser humano diante do Criador. O cristão é aquele que jamais desfrutará de um prazer que venha a prejudicar a outro ser humano. Sua consciência está apegada e moldada pela Palavra de Deus, portanto, seu senso de valores está num patamar superior onde o hedonismo cede lugar ao altruísmo para que assim o nome do Senhor seja glorificado (1 Co 10.31).

Cristão, não seja como a multidão ao redor (mesmo que seja multidão de cristãos) : fuja do espírito desta época hedonista. O bem supremo da vida não é a satisfação de prazeres, posto que efêmeros, mas sim, o bem supremo, para nós seguidores de Cristo Jesus é agradar a Deus em tudo, vivendo em santidade em meio a esta sociedade corrupta e corruptora até "o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo" (Tt 2.13b).

Não é pecado termos momentos prazerosos, saírmos da rotina, passearmos com a família ou o happy-hour [é óbvio que depende do tipo] que ajuda a descarregar as tensões acumuladas durante a semana. Entretanto, procurar viver meramente para gratificação de prazeres, fazendo disto um modo de vida, não se coaduna com a postura de alguém que conheceu a Jesus Cristo e procura seguir-lhe os passos.

Há um prazer inigualável em ser um fiel servo de Deus. Os prazeres mundanos não se lhe podem comparar. Hoje ainda, pare e pense nisto.

REFLEXÃO: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4)

Related Posts with Thumbnails