Os cristãos devem obedecer às leis da terra?

(por Marcio)

"Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra” (Romanos 13:1-7)

Essa passagem traz às nossas consciências idéias duras, contudo, bastante claras!

Independente de nossas opiniões sobre as autoridades que nos regem, sejam elas aos nossos olhos justas ou injustas, nós devemos obedecer ao governo que Deus põe sobre nós.

Deus criou o governo para estabelecer a ordem, punir o mal e promover a justiça (Gênesis 9:6; 1 Coríntios 14:33; Romanos 12:8). Nós devemos obedecer ao governo em tudo – pagando impostos, seguindo as regras, demonstrando respeito, etc. Se nós não o fazemos, nós estamos no fim das contas demonstrando desrespeito contra Deus, pois Ele é Aquele que pôs o governo sobre nós. Além do mais, esta foi uma maneira que Deus encontrou para nos proteger dos nossos próprios erros. Por exemplo: Você deve conhecer ou já ouviu falar de alguém que durante muito tempo sonegou impostos... até o momento que foi descoberto. Resultado disto tudo? Contas bancárias bloqueadas, confisco dos bens, além de perseguição, uma constante falta de sossego, mentiras e etc. Outro caso muito comum, podemos ver diariamente nas notícias. Pessoas que decidem viver de vendas de materias ilícitos: Cd's, dvd's, roupas... tudo "pirata". Quantas e quantas vezes são vistos correndo desesperadamente, perdendo tudo e levados para a delegacia? Alguém pode pensar assim: Mas eles estão trabalhando! É verdade. Mas também estão roubando os direitos autorais de outrem e desobedecendo claramente a Lei de Deus, além do que, este tipo de comércio é um dos agentes financiadores do tráfico de armas e também de drogas.
.
Contudo, é importante ter em mente que não é verdade que Deus sempre aprova a conduta dos nossos governantes; e também não é verdade que o cristão deve sempre se submeter a eles, já que muitas e muitas vezes, principalmente nesses tempos de tantas injustiças e maldades, as autoridades andam na contra-mão das leis de Deus e também das suas próprias leis, usando do seu "poder" para extorquir, intimidar e enganar muitos daqueles dos quais exercem este poder. Em tais circunstâncias o cristão deve sempre ter em mente que deve "obedecer a Deus em primeiríssimo lugar, depois os homens"

Quando o apóstolo Paulo escreveu Romanos 13:1-7, ele estava sob o governo de Roma, durante o reinado de Nero, talvez o mais maligno de todos os imperadores romanos. Paulo mesmo assim reconhecia a autoridade do governo sobre ele. Por isso, como nós hoje podemos fazer menos do que ele?

A outra questão é: “Há alguma outra ocasião em que não devemos obedecer às leis da terra?” A resposta para essa pergunta pode ser encontrada em Atos 5:27-29, “Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. Disto, mais uma vez, podemos agora entender com clareza que enquanto as leis da terra não se chocam com as Leis de Deus, nós devemos obedecê-las. Assim que a lei da terra contradiz o mandamento de Deus, devemos violar - SIM - as leis da terra e obedecer à Lei de Deus. No entanto, mesmo neste caso, devemos aceitar a autoridade do governo sobre nós. Isto foi demonstrado no momento em que Pedro e João não protestaram por terem sido açoitados, e sim terem se regozijado ao sofrer por obedecer a Deus.

Haverá ainda num futuro não muito distante, uma ocasião única da história deste mundo, onde os filhos fiéis do Senhor deverão se opor com convicção e firmeza contra as leis humanas; um decreto que violará o direito inquestionável de obedecer aos Mandamentos de Deus. Quer saber mais? Clique aqui e aqui

REFLEXÃO: "E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir. Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo" (Atos 5:40-42)
.
Referências: www.gotquestions.org
Related Posts with Thumbnails